Salicaceae

Casearia neblinae Sleumer

Como citar:

Eduardo Fernandez; Mário Gomes. 2020. Casearia neblinae (Salicaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Marquete e Medeiros, 2020), com a seguinte distribuição: AMAZONAS, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2020
Avaliador: Eduardo Fernandez
Revisor: Mário Gomes
Categoria: DD
Justificativa:

Árvore com até 15 m, endêmica do Brasil (Marquete e Medeiros, 2020), foi registrada em Floresta Ombrófila associada a Amazônia presente no estado do Amazonas, municípios de Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro. Apresenta distribuição conhecida relativamente ampla, EOO=31000 km², porém AOO=12 km² e duas situações de ameaça. Entretanto, é conhecida por poucas coleções realizadas de forma espaçada,em região onde ainda predominam na paisagem extensões significativas de vegetação em estado prístino de conservação. Grande parte de sua área de ocorrência potencial permanece insuficientemente inventariada. Desde 2018, quando foi documentada pela última vez, pouco se avançou em relação ao seu estado de conhecimento além de coletas esparsas. Assim, diante da carência de dados geral e pelo fato de espécie ter sido descrita a partir de material coletado em uma região onde esforços de coleta são considerados insuficientes, a espécie foi considerada como Dados Insuficientes (DD) neste momento. Estudos direcionados buscando encontrar a espécie na localidade típica e em outras localidades próximas fazem-se necessários para melhorar o conhecimento sobre sua distribuição e dinâmica populacional e assim possibilitar uma robusta avaliação de seu risco de extinção, urgente diante do aumento dos vetores de pressão que se apresentam para sua região de ocorrência (Kalamandeen, 2017; Rylands e Pinto, 1998). A espécie ocorre em território que será contemplado por Plano de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Manaus - 4 (AM).

Último avistamento: 2018
Quantidade de locations: 2
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Fl. Neotrop. Monogr. 22: 322, 1980.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Longevidade: perennial
Biomas: Amazônia
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 15 m de altura (Mansano e Marquete, 2016). Ocorre na AMAZÔNIA, em Floresta Ombrófila (Marquete e Medeiros, 2020).
Referências:
  1. Marquete, R., Medeiros, E.V.S.S., 2020. Salicaceae. Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB130773 (acesso em: 10 de maio de 2020).
  2. Mansano, V.F., Marquete, R., 2016. O gênero Casearia Jacq. no Brasil. Rev. Biol. Neotrop. 13(1), 69-249.

Ameaças (3):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Ecosystem conversion 2.1.2 Small-holder farming habitat past,present,future national very high
Os centros de desmatamento de alta intensidade situados na Amazônia foram deslocados do tradicional Arco do Desmatamento brasileiro para a Bolívia, o Peru e a região Nordeste da Amazônia. Foi verificado ainda um aumento acentuado no desmatamento em pequena escala, parcialmente compensando os declínios relatados anteriormente. Os eventos pequenos de desmatamento se espalharam por toda a Amazônia nos últimos anos, mesmo em áreas protegidas. Em conjunto, esses resultados aumentam a percepção sobre novas formas de ameaças incidentes na Amazônia e apresentam novos desafios para a conservação das florestas dessa região (Kalamandeen, 2017).
Referências:
  1. Kalamandeen, M., Gloor, E., Mitchard, E., Quincey, D., Ziv, G., Spracklen, D., Spracklen, B., Adami, M., Aragão, L.E.O.C., Galbraith, D., 2018. Pervasive Rise of Small-scale Deforestation in Amazonia. Sci. Rep. 8, 1600. https://doi.org/10.1038/s41598-018-19358-2
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 7.3 Other ecosystem modifications habitat past,present regional high
O município de São Gabriel da Cachoeira contém reservas importantíssimas de minério (nióbio, manganês e fosfato) que estão sendo visadas para exploração, já possui rodovias dentro dos seus limites (Perimetral Norte e a Rodovia São Gabriel-Cucuí parcialmente construída), instalações militares, seis reservas indígenas, incluindo uma missão salesiana e está sofrendo invasões muito sérias por parte de garimpeiros (especialmente ao longo Rio Cauaburí) (Rylands e Pinto, 1998).
Referências:
  1. Rylands, A.B., Pinto, L.P.D.S., 1998. Conservação da Biodiversidade na Amazônia Brasileira?: uma Análise do Sistema, Cadernos FBDS. Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, Rio de Janeiro.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Ecosystem conversion 2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded habitat past,present regional medium
O município de Santa Isabel do Rio Negro com 6284097 ha tem 160 ha do seu território convertido em de milho (Lapig, 2018).
Referências:
  1. LAPIG - Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento, 2018. http://maps.Lapig.iesa.ufg.br/Lapig.html (acesso em 28 de novembro 2018).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental de Presidente Figueiredo - Caverna do Moroaga (US), Área de Relevante Interesse Ecológica Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (US), Parque Nacional do Pico da Neblina (PI).
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em território que será contemplado por Plano de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Manaus - 4 (AM).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.